Sobre a doença.

A N E M I A   F A L C I F O R M E .


Doença hereditária mais comum do mundo, caracterizada pela alteração das hemácias dando-lhes aparência de foice, daí o nome "falciforme".
Sintomas
Manifesta-se diferentemente em cada indivíduo. geralmente ocorrem no segundo semestre de vida da criança. Podem ser:
  •  Crise de dor → É o sintoma mais freqüente da doença falciforme causado pela obstrução de pequenos vasos sanguíneos pelos glóbulos vermelhos em forma de foice. A dor é mais freqüente nos ossos e nas articulações, podendo, porém atingir qualquer parte do corpo. 
  •  Icterícia → É o sinal mais freqüente da doença. Quando o glóbulo vermelho se rompe, aparece um pigmento amarelo no sangue que se chama bilirrubina, fazendo com que o branco dos olhos e a pele fiquem amarelos; 
  •  Síndrome mão-pé → Nas crianças pequenas as crises de dor podem ocorrer nos pequenos vasos sangüíneos das mãos e dos pés, causando inchaço, dor e vermelhidão no local;
  •  Infecções → As pessoas com doença falciforme têm maior propensão a infecções e, principalmente as crianças podem ter mais pneumonias e meningites. 
  •  Úlcera de perna → Ocorre mais freqüentemente próximo aos tornozelos, a partir da adolescência. As úlceras podem levar anos para a cicatrização completa.
  •  Sequestro de sangue no baço → Em crianças com anemia falciforme, o baço pode aumentar rapidamente por seqüestrar todo o sangue e isso pode levar rapidamente à morte por falta de sangue para os outros órgãos, como o cérebro e o coração. É uma complicação da doença que envolve risco de vida e exige tratamento emergencial. 
Diagnóstico
Eletroferese de hemoglobina (Hb) é o nome dado ao exame que idetifica a anemia. Método laboratorial mais útil para separação e medição de hemoglobinas normais e anormais.
O teste do pezinho proporciona a detecção precoce de hemoglobinopatias, como a anemia falciforme.
Tratamento
Quando diagnosticada, os portadores da anemia falciforme devem ser acompanhados durante toda a vida por uma equipe com vários profissionais como médicos, enfermeiras, psicólogos, dentistas etc, especializados na doença, objetivando orientar a família e o doente a descobrir rapidamente os sinais de gravidade da doença, a tratar adequadamente as crises e a praticar medidas para sua prevenção. 





Veja fotos aqui !